O objetivo principal da fiscalização de obras é garantir que a obra seja realizada de acordo com as especificações do projeto e os requisitos técnicos estabelecidos, visando a segurança, a qualidade e a eficiência da construção.
O objetivo principal da fiscalização de obras é garantir que a obra seja realizada de acordo com as especificações do projeto e os requisitos técnicos estabelecidos, visando a segurança, a qualidade e a eficiência da construção.
Em obras públicas, cujo dono de obra não tem competência técnica para esse acompanhamento, nomeadamente juntas de freguesia, a fiscalização de obra é essencial para garantir a segurança e o cumprimento de prazos e evitar as derrapagens orçamentais.
Na execução de obras privadas, quando o cliente pretende ser representado e defendido nos seus interesses por um técnico qualificado.
Qual a vantagem de contratar o serviço de Fiscalização de Obra? Que cuidados ter? Confira as perguntas mais frequentes que recebemos. Se tiver outras questões, por favor, contacte-nos.
Quem pode ser fiscal da obra?
O fiscal de obra pode ser um engenheiro civil ou um arquiteto que, no uso dos seus conhecimentos técnicos, representa o dono da obra verificando a conformidade normativa e legal assim como a exata implementação dos projetos de arquitetura e de especialidades.
Qual é o papel do fiscal de obras?
O diretor de fiscalização da obra assume o papel de representante do dono de obra durante a execução do contrato, assim é o garante em termos de disponibilidade e de conhecimentos técnicos para salvaguardar os interesses do dono de obra, enquanto o empreiteiro é representado por um diretor de obra. Ambos terão de manter um diálogo reto e frequente para o melhor desenrolar dos trabalhos.
Como escolher um fiscal de obras qualificado e experiente?
Antes de mais solicite um termo de responsabilidade de fiscalização emitido pela ordem profissional, poderá ser um arquiteto ou um engenheiro, mas devem estar habilitados para o efeito. Apos apresentar os projetos aprovados e o planeamento da obra do diretor técnico. O fiscal de obras poderá apresentar uma proposta de honorários com base na complexidade da obra, fases da obra, número de visitas e deslocações previstas.
Quanto pode custar uma fiscalização de obras?
Os valores de fiscalização de obra rondam os 1% e os 3 % do custo total da obra. Contudo varia com o tipo de obra e a frequência de visitas e reuniões de obra acordadas. Solicite-nos um orçamento sem compromisso.
+351 936 292 341
(Chamada para rede móvel nacional)
CRÉDITOS: STORYBOX